Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registe-se
.
Perdeu o seu
email de activação?
29. Julho 2010, 14:56:59
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:
Pesquisa avançada
Mudança de host concluída com sucesso!
>> Por favor vá nas opções do seu perfil e mude a configuração de língua de "brazilian" para a segunda opção "brazilian" <<
13117
Mensagens em
1923
Tópicos por
770
Membros
Membro Mais Recente:
simpson1951
vaidigital.com.br : forum
Multimídia
Edição de Vídeo
Forever3 - Dúvidas, Críticas e Sugestões!
Páginas:
[
1
]
2
3
4
5
6
Autor
Tópico: Forever3 - Dúvidas, Críticas e Sugestões! (Lida 12996 vezes)
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
:
11. Setembro 2005, 19:32:21 »
Saudações amigos!
Essa semana dei início aos trabalhos no Forever3. Gostaria através desse tópico, receber várias sugestões, críticas e também tirar todas as dúvidas que forem surgindo no decorrer da produção. Forever3 será em widescreen 16:9 e sairá em 3 três versões: 1280x720, 800x450 e 640x360 . Todas em XviD a 30fps. Terá duração aproximada de 7:00 minutos com apenas uma trilha de áudio contendo 3 músicas. A intenção era fazer o Forever3 a 45fps. Mais depois de alguns testes vi que ele iria ficar muito pesado e PCs menos potentes iriam ter dificuldade para reproduzi-lo.
Bem, para que se tenha uma noção de como está a qualidade dos AVIs (já em huffyuv) que irão para edição no Vegas.
Exportei 03 screenshots em JPEG.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real (1280x720)
Existem vários tutoriais no site do
www.own-age.com
. Na minha opinião o melhor deles, é um tutorial recente criado por Tânia.
http://own-age.com/forum/thread.aspx?id=36181
No vegas quando uso slowmotion na opção “insert velocity”, o vídeo fica com uns ghosts. Como cria slowmotion no vegas sem aparecer ghosts?
Aqui normal sem slowmotion:
http://x700.putfile.com/videos/25315195357.avi
Aqui com slowmotion + ghosts:
http://x700.putfile.com/videos/25315251590.avi
Abraços irmãos!
FOREVER 2
|
MEGA-TUTORIAL: How to make a top movie
|
The Machine
Current Project
:
FOREVER 3 "Final Encounter"
Malow
Membro
«
Responder #1 :
11. Setembro 2005, 20:31:20 »
Reponder
Como cria slowmotion no vegas sem aparecer ghosts?
clike em propriedades, e marka "disable resample"
aí ele apenas descarta/insere frames como precisar sem fazer interpolação ou outro processo.
vc tb pode utilizar o supersampling para obter um movimento melhor.
mas veja bem. para obter um movimento suave com imagem progressiva e 100% nitida, vc precisa ter o video final em no minimo 60fps.
ou por motion blur pra simular "shutter" a 30fps, mas vai fikar um pouco "borrado"
ex:
http://www.alphapro.com.br/3.wmv
Moderador Global
Lenda viva
High Definition freak
«
Responder #2 :
12. Setembro 2005, 00:53:33 »
Boa Vecci! É isso mesmo! Muito legais as suas screenshots também! Eu não vejo a hora de ver esse vídeo a 1280x720!
Não simula o motion blur não, fica muito ruim. Deixa nos 30fps ou então faça 60 como disse o Malow (vai ficar pesado pakas).
O XviD vai ter um bom trabalho encodando isso aí. Nossa, cheio de detalhesinhos e cores.
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #3 :
12. Setembro 2005, 05:40:49 »
Fala Vecchi!
Caso você ainda não tenha visto, existe agora aquele plugin para fazer Frameserve de Vegas para fora, quer dizer, não precisa primeiro renderizar o vídeo antes de codificar, vai direto pro Recode, CCE, AviSynth e afins:
http://www.vaidigital.com.br/video/vegas_frameserve.htm
A sua intenção não era fazer possívelmente um DVD dos forever?
Caso sim a melhor idéia seria exportar o vídeo do Q3 com 59.940fps e resolução de DVD (720x480 para Fullscreen ou 848x480 para Wide) e então fazer o projeto no vegas como 29.970fps entrelaçado.
Enquanto eu ache animal os vídeos em 720-30p, também seria legal a produção de um DVD com os Forever 1-3
::
Meu photoblog
Rash
Moderador Global
Lenda viva
High Definition freak
«
Responder #4 :
13. Setembro 2005, 00:17:45 »
Sim! Um DVD seria bem legal mesmo. Se fosse possível exportar o stream 5.1 do Q3 então meu coração pararia.
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #5 :
13. Setembro 2005, 02:41:55 »
Citação de: Malow
Reponder
Como cria slowmotion no vegas sem aparecer ghosts?
clike em propriedades, e marka "disable resample"
aí ele apenas descarta/insere frames como precisar sem fazer interpolação ou outro processo.
vc tb pode utilizar o supersampling para obter um movimento melhor.
mas veja bem. para obter um movimento suave com imagem progressiva e 100% nitida, vc precisa ter o video final em no minimo 60fps.
ou por motion blur pra simular "shutter" a 30fps, mas vai fikar um pouco "borrado"
ex:
http://www.alphapro.com.br/3.wmv
Fala ae Malow, blz???
Em resumo deve-se deixar sempre desativado o ressample? Realmente ao desativar o ressample os ghosts somem. Mais quando a camera movimenta o movimento fica bem duro
Citação de: Rash
Boa Vecci! É isso mesmo! Muito legais as suas screenshots também! Eu não vejo a hora de ver esse vídeo a 1280x720!
Não simula o motion blur não, fica muito ruim. Deixa nos 30fps ou então faça 60 como disse o Malow (vai ficar pesado pakas).
O XviD vai ter um bom trabalho encodando isso aí. Nossa, cheio de detalhesinhos e cores.
Fala ae Rash, blz???
Pois é Rash, olha nóiz aqui mais uma vez procurando a melhor qualidade. realmente movies a 1280x720 são simplesmente lindos. Mais me diga uma coisa, nao seria possivel criar o video a 60fps, ou seja, todo processo seria feito a 60fps, desde a captura até o seu processo final, e depois criariamos uma versao a 30fps? Isso é possível sem q haja modificacao na qualidade e movimentacao do movie?
Citação de: Rash
Sim! Um DVD seria bem legal mesmo. Se fosse possível exportar o stream 5.1 do Q3 então meu coração pararia.
Afeeeeeee.... eu q sou extremamente apaixonado por esse game, vejo vc falar de som 5.1 ae vc quer me deixar doido hauheuhe... ae, mais tem como fazer isso ae não? O que impede criar o video com som final em 5.1?
Citação de: sknop
Fala Vecchi!
Caso você ainda não tenha visto, existe agora aquele plugin para fazer Frameserve de Vegas para fora, quer dizer, não precisa primeiro renderizar o vídeo antes de codificar, vai direto pro Recode, CCE, AviSynth e afins:
http://www.vaidigital.com.br/video/vegas_frameserve.htm
A sua intenção não era fazer possívelmente um DVD dos forever?
Caso sim a melhor idéia seria exportar o vídeo do Q3 com 59.940fps e resolução de DVD (720x480 para Fullscreen ou 848x480 para Wide) e então fazer o projeto no vegas como 29.970fps entrelaçado.
Enquanto eu ache animal os vídeos em 720-30p, também seria legal a produção de um DVD com os Forever 1-3
Fala ae Sknop, blz???
Opa, esse lance de frameserve parece ser bom entao. Já tô pegando esse plugin pra ver como funfa. Alias, parabéns pelo tutorial.
Sim Sknop, o DVD dos Forever será feito sim. Mais antes de montar o DVD preciso fechar a trilogia Forever, no caso criando o Forever3. Sknop, eu realmente quero algo de altíssima qualidade. Dae eu havia pensado q no formato 1280x720 seria a melhor opcao visto q nao seria necessario passar por nenhum rezize. Sem contar q filmes a 1280x720 são muito lindos. Bem, agora o q ta me deixando confuso e sem saber o q fazer é esse lance dos 60fps
. Muitos dizem por ae q videos de games a 45fps já são pesados pacas. Apesar de eu ter alguns aqui e nao achar. Agora imagine a 60fps. O meu Deus, deem uma luz no q fazer
ABRACAO IRMAOS!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #6 :
13. Setembro 2005, 06:02:57 »
Então Vecchi,
a resolução do DVD terá que ser, necessáriamente, 720x480 (NTSC), e o fps 29.970 (progressivo ou efetivamente 59.940 entrelaçado).
De qualquer maneira, a melhor coisa que você poderia fazer se vc quer criar tanto versões de DVD qto uma HDTV 720p seria capturar as screens do jogo em 1280x720 com 59.940fps (pelo que me lembro o Q3 até permite essas resoluções tortas, caso contrário terá que usar 60fps). É possível isso pra vc em termos de espaço em disco?
Daí no Vegas vc exporta o vídeo duas vezes, uma vez com o projeto configurado com aquele preset "HD 720-30p" codificando com os XviD da vida, outra vez com o projeto no preset NTSC DV Widescreen, só que com fps alterado para 59.940fps e com field order em None (Progressive), mandando o vídeo para ser encodado no CCE. To neste instante estou fazendo um teste para ver exatamente com quais configs. Depois e posto
Ah sim, isso tudo com o DebugFrameserver, é um quebragalho e tanto.
Pra DVD não tem problema ser 59.94fps, é padronizado assim mesmo. E na verdade o "peso" é igual a 29.97fps pois ele joga a metade das linhas fora em cada quadro (o entrelaçamento), né?
EDIT: Quando exportar para o CCE para DVD vc deve usar o preset NTSC DV Widescreen SEM alterar o fps e o field order (ainda não estou certo se devemos usar bottom ou top first aqui).
EDIT2: Tem que usar upper field
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #7 :
13. Setembro 2005, 08:22:53 »
Olha só o que eu acabei fazendo:
Capturei uma sequência do UT em 1280x960 @ 60fps, importei no Vegas, dei uns ajustes no tamanho pra caber certinho no aspecto widescreen, depois exportei em vários formatos:
- NTSC 29.970 progressivo
- NTSC 29.970 entrelaçado (efetivamente 59.940fps entrelaçados)
e codifiquei ambos com CCE, com as opções recomendadas para cada caso. Autorei ambos num DVD com o DVDLabPro e comparei o resultado.
A versão progressiva ficou mais nítida, a entrelaçada um pouco menos nítida e levemente mais flúida. Pensei que a diferença seria maior, mas isso pode ser pq comparei no monitor, que não é entrelaçado como uma TV, então eu embora tenha preferido a versão progressiva numa TV a situação pode se inverter.
Finalmente tbm codifiquei o vídeo em 720-30p com XviD
Não precisa dizer que ficou lindo...
Então, acho que a minha recomendação será você capturar tudo em 1280x720 com fps de 29.970 (ou 30fps) e autorar o DVD progressivo mesmo.
Como os clipes são curtos vai inclusive sobrar espaço no DVD de maneira que você pode colocar nele também as versões em alta resolução para poderem ser reproduzidas em computador
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #8 :
13. Setembro 2005, 08:46:03 »
Aff, burro eu
Tinha codificado a versão entrelaçada no CCE com ordem de fields errada, por isso que ficou toscão... agora acertei a tbm ficou muito bom.
Vou agora repetir o teste com Fullscreen.
Se houver interesse posso colocar os arquivos online para vocês baixarem e comentarem.
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #9 :
13. Setembro 2005, 10:21:48 »
Ta online a pequena compilação de teste (29MB), da pra reproduzir com algum soft player tipo PowerDVD, ou se é pra ser chique no urtimo pode gravar em um RW e testar na TV:
http://files.sknop.net/vaidigital/dvd/utcapturetestdvd.rar
Sim, a cena que escolhí talvez não é a melhor...
Eu agora não to conseguindo me decidir qual eu prefiro. Gosto tanto da resolução a mais que o progressivo oferece qto da maior fluidêz do entrelaçado.
É possível que em cenas muito movimentadas a vantagem seja mais claramente para o entrelaçado.
Sei lá, também to preferindo as versões 4:3 sobre as 16:9...
Digam o que acham.
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #10 :
13. Setembro 2005, 12:57:45 »
a resolução do DVD terá que ser, necessariamente, 720x480 (NTSC), e o fps 29.970 (progressivo ou efetivamente 59.940 entrelaçado).
De qualquer maneira, a melhor coisa que você poderia fazer se vc quer criar tanto versões de DVD qto uma HDTV 720p seria capturar as screens do jogo em 1280x720 com 59.940fps (pelo que me lembro o Q3 até permite essas resoluções tortas, caso contrário terá que usar 60fps). É possível isso pra vc em termos de espaço em disco?
Seba, espaço em disco acredito não ser mais problema. Tenho aqui um HD de 160GB praticamente exclusivo para o forever3. Para manter o aspecto original do Q3 e não deformar os cenários, bonecos, etc. Eu capturo as screenshots a 1280x960@30fps, depois através do vdub eu uso cropp tirando o excesso superior e inferior chegando a 1280x720, em seguida aplico filtros para corrigir as cores e salvo em huffyuv. O resultado são essas screenshots do primeiro post.
Daí no Vegas vc exporta o vídeo duas vezes, uma vez com o projeto configurado com aquele preset "HD 720-30p" codificando com os XviD da vida, outra vez com o projeto no preset NTSC DV Widescreen, só que com fps alterado para 59.940fps e com field order em None (Progressive), mandando o vídeo para ser encodado no CCE.
Ok, deixa eu ver se entendi. Eu devo capturar as screenshots a 60fps (1280x720), depois criar os AVIs em huffyuv nos mesmos 60fps. Dae no vegas eu usaria esses huffyuv@60fps para criar as várias versões finais tanto em XviD, DVD, HDTV, etc? Em resumo, a matriz dos vídeos estando em 1280x720@60fps é possível criar as mais variadas versões finais com total qualidade?
Pra DVD não tem problema ser 59.94fps, é padronizado assim mesmo. E na verdade o "peso" é igual a 29.97fps pois ele joga a metade das linhas fora em cada quadro (o entrelaçamento), né?
Tipo, para capturar as screenshots usa-se o comando cl_avidemo XX. O normal é capturar usando valores inteiros, 30, 60, 90, etc. Como vou ter certeza de que se eu usar cl_avidemo 59.94 as shots serão capturadas nesse valor? Ou da na mesma capturar a 60fps?
Olha só o que eu acabei fazendo:
Capturei uma sequência do UT em 1280x960 @ 60fps, importei no Vegas, dei uns ajustes no tamanho pra caber certinho no aspecto widescreen, depois exportei em vários formatos:
- NTSC 29.970 progressivo
- NTSC 29.970 entrelaçado (efetivamente 59.940fps entrelaçados)
e codifiquei ambos com CCE, com as opções recomendadas para cada caso. Autorei ambos num DVD com o DVDLabPro e comparei o resultado.
A versão progressiva ficou mais nítida, a entrelaçada um pouco menos nítida e levemente mais flúida. Pensei que a diferença seria maior, mas isso pode ser pq comparei no monitor, que não é entrelaçado como uma TV, então eu embora tenha preferido a versão progressiva numa TV a situação pode se inverter.
Finalmente tbm codifiquei o vídeo em 720-30p com XviD
Não precisa dizer que ficou lindo...
Então, acho que a minha recomendação será você capturar tudo em 1280x720 com fps de 29.970 (ou 30fps) e autorar o DVD progressivo mesmo.
Como os clipes são curtos vai inclusive sobrar espaço no DVD de maneira que você pode colocar nele também as versões em alta resolução para poderem ser reproduzidas em computador
---------------------------------------------------------
Aff, burro eu
Tinha codificado a versão entrelaçada no CCE com ordem de fields errada, por isso que ficou toscão... agora acertei a tbm ficou muito bom.
Vou agora repetir o teste com Fullscreen.
Se houver interesse posso colocar os arquivos online para vocês baixarem e comentarem.
---------------------------------------------------------
Ta online a pequena compilação de teste (29MB), da pra reproduzir com algum soft player tipo PowerDVD, ou se é pra ser chique no urtimo pode gravar em um RW e testar na TV:
http://files.sknop.net/vaidigital/dvd/utcapturetestdvd.rar
Sim, a cena que escolhí talvez não é a melhor...
Eu agora não to conseguindo me decidir qual eu prefiro. Gosto tanto da resolução a mais que o progressivo oferece qto da maior fluidêz do entrelaçado.
É possível que em cenas muito movimentadas a vantagem seja mais claramente para o entrelaçado.
Sei lá, também to preferindo as versões 4:3 sobre as 16:9...
Digam o que acham.
Bem, enquanto eu respondia os seus primeiros posts parace q alguns detalhes já foram esclarecidos nesses seus últimos 3 posts. Como por exemplo pode-se então capturar as screenshots usando o valor inteiro 60. E no caso é totalmente possível criar varias versões em menor fps partindo da matriz de 60fps.
Bem, vc disse q importou as shots para o vegas. Vc fez isso diretamente ou criou um AVI usando o huffyuv primeiro? Esses ajustes q vc fez no formato da tela é o q eu faço no vdub usando o cropp para fazer 1282x960 virar 1280x720 né?
Baixei o teste q vc fez. Hehehe... apesar de eu AMAR Q3, essas cenas da abertura + música do UT eu adoro
Eu joguei por um bom tempo UT
. Bem, eu rodei aqui os VTS_01_1, VTS_02_1, VTS_03_1 e VTS_04_1 diretamente com o MPC. E dos quatro eu gostei mais foi do primeiro e do segundo. Esses dois primeiros VOBs estão a quantos FPS? Digo isso pq aqui no PC q testei é bem fraco e rodou perfeitamente
.
Olha, acho q dessa vez vamos conseguir um belíssimo resultado.
SUPER ABRACO!!!
PS: Eu já havia capturado um monte de AVIs a 30fps. Mais como a pretensão é atingir o máximo em qualidade eu não to nem um pouco com dó de deletar todos eles aqui
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #11 :
13. Setembro 2005, 14:34:29 »
Ae Vecchi!
Tome um pouco de cuidado com o que escreví, fui postando enquanto ia fazendo os testes, e nisso fui mudando de opiniao sobre o que seria mais recomendável, sorry
Citação de: Vecchi
Ok, deixa eu ver se entendi. Eu devo capturar as screenshots a 60fps (1280x720), depois criar os AVIs em huffyuv nos mesmos 60fps. Dae no vegas eu usaria esses huffyuv@60fps para criar as várias versões finais tanto em XviD, DVD, HDTV, etc? Em resumo, a matriz dos vídeos estando em 1280x720@60fps é possível criar as mais variadas versões finais com total qualidade?
Eu nao passo por esse passo intermediário com huffyuv, vou diratamente com as imagens capturadas no Vegas e as importo como sequencia. Tuto:
http://www.animationsforvideo.com/html/imptsvvnew.htm
Para cortar em cima e embaixo da imagem ou vou no track motion e ajusto o tamanho do video afim de ir até as bordas laterais.
E sim, com a matriz em HD 720-60p você poderá criar todas as outras variantes de encode. Se você tem espaço em disco o suficiente vá em frente, assim é ideal.
Reponder
Ou da na mesma capturar a 60fps?
Sim, pode capturar com 60fps mesmo, qdo importar a sequência de imagens no Vegas defina nas properties dela o fps em 59.940, para bater com o fps do seu projeto. É totalmente irrelevante para nós a diferença de velocidade, mas não pro DVD
Viu, rode o pequeno DVD de demonstração que criei num programa de DVD tipo PowerDVD, notei que no MPC fica diferente, ele ignora a aspect ratio do vídeo (não fica Widescreen corretamente), e ele desentrelaça diferente. Usando um player você também já verá o menu que diz qual clipe é o que.
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #12 :
13. Setembro 2005, 15:40:44 »
Ae Vecchi!
Tome um pouco de cuidado com o que escreví, fui postando enquanto ia fazendo os testes, e nisso fui mudando de opiniao sobre o que seria mais recomendável, sorry
Eu nao passo por esse passo intermediário com huffyuv, vou diratamente com as imagens capturadas no Vegas e as importo como sequencia. Tuto:
http://www.animationsforvideo.com/html/imptsvvnew.htm
Para cortar em cima e embaixo da imagem ou vou no track motion e ajusto o tamanho do video afim de ir até as bordas laterais.
E sim, com a matriz em HD 720-60p você poderá criar todas as outras variantes de encode. Se você tem espaço em disco o suficiente vá em frente, assim é ideal.
Reponder
Ou da na mesma capturar a 60fps?
Sim, pode capturar com 60fps mesmo, qdo importar a sequência de imagens no Vegas defina nas properties dela o fps em 59.940, para bater com o fps do seu projeto. É totalmente irrelevante para nós a diferença de velocidade, mas não pro DVD
Viu, rode o pequeno DVD de demonstração que criei num programa de DVD tipo PowerDVD, notei que no MPC fica diferente, ele ignora a aspect ratio do vídeo (não fica Widescreen corretamente), e ele desentrelaça diferente. Usando um player você também já verá o menu que diz qual clipe é o que.
Graaaannndeeeee Sknop, blz???
Opa, na hora do meu almoço fiz um teste la em casa e pelamordideussss.... q é aquilo?!?!?!?! Movimentação do vídeo em 60fps é linnnnnnnndooooooo D+++ . Olhem só q coisa maravilhosa esse pequeno teste.
http://dl6.rapidshare.de/files/5054797/97697228/60fps.zip
Olha, ta decidido!!! Vou capturar tudo a 60fps. Cara, to arrepiado com esse pequeno trecho. Imagina na hora q tiver todo o vídeo rodando em 60fps?
Seba, sobre importar direto as Screenshots seria até legal. Mais de acordo q vou capturando eu vou eliminando muitas das screenshots não utilizadas, já faço a correção de cor. E o principal de tudo é que passando pra huffyuv eu economizo um super espaço no hd. Dae eu pergunto: O fato de eu ter passado as screenshots (TGA) para huffyuv eu perco muito da qualidade? Essas 03 screenshots do meu primeiro post foram tiradas do huffyuv. Tão boas né?
Então, lá vou eu começar toda a captura do zero. E pensam q estou achando ruim? Que nada, depois do resultado da fluidez que vi nesse teste q fiz aqui eu faria isso quantas vezes fosse necessário.
SUPER ABRACAO!!!
PS: Logo, logo q eu adiantar aqui na captura nós iremos entrar nesses detalhes das versões finais. Ahhh.. apenas pra deixar a coisa melhor do q já está, vamos ver esse lance ae q o Rash disse de o som ser em 5.1 . Assim até meu coração pararia
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #13 :
13. Setembro 2005, 16:51:25 »
No meu computador nao roda XviD em 1280x720@60fps progressivos
Tipo, a versão HD vc vai deixar em 30fps ou 60fps entrelacados, vai? Pq se não vai ter poucas pessoas que poderão rodar...
Viu, eu capturei as screens do UT em jpeg qualidade 100 pra economizar um espaço. A correção de cor eu fiz no Vegas mesmo, inserí um FX Color Correction (primary) e ajustei o gamma e gain.
Sobre a conversão de tga para huffyuv, vc não perde nenhuma qualidade se deixar o huff no modo RGB e perde um pouquinho se deixa em YUV (uma conversão de espaço de cor). Eu usaria mesmo RGB pq o Vegas trabalha nativamente em RGB e se vc usasse YUV acabaria causando duas conversões...
Enqto vc ta fazendo as edições aí eu to escrevendo um guia para o CCE, que já vai servir pra vc fazer o encode pro DVD
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #14 :
13. Setembro 2005, 19:31:39 »
Viu, só pra constar:
Vc tbm poderia pensar em fazer seu projeto em PAL 25/50fps, que tem mais resolucao e um pouco menos de fps, precisava fazer mais testes...
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #15 :
13. Setembro 2005, 21:26:59 »
No meu computador nao roda XviD em 1280x720@60fps progressivos
Tipo, a versão HD vc vai deixar em 30fps ou 60fps entrelacados, vai? Pq se não vai ter poucas pessoas que poderão rodar...
Seba, na verdade eu não manjo nada desses lances de progressivo e entrelacados. Mais como tenho vcs aqui no fórum isso não será problema pq com certeza o q vcs disserem será feito. O q já me deixa muuuuuiiiiitoooo contente é o fato de eu poder capturar com toda segurança as screenshots a 60fps e a partir disso ter uma variedade enorme para poder escolher entre varias versões finais (XviD, HD, DVD, etc).
Viu, eu capturei as screens do UT em jpeg qualidade 100 pra economizar um espaço. A correção de cor eu fiz no Vegas mesmo, inserí um FX Color Correction (primary) e ajustei o gamma e gain.
Hum... Seba, no seu caso com todo o seu conhecimento, acredito que vc deve ir direto aos plugins necessários para fazer a correção de cor a imagem. No meu caso eu vou ser sincero com vc, eu testei uma pancada de plugins até chegar nessa qualidade ae em cima. Mais fiz isso tudo no Vdub, durante o corte e conversão para huffyuv. Bem, queria saber sua opinião sobre a qualidade dessas screenshots ae em cima. Elas estão Excelentes, Boas ou Regular? O que provavelmente precisaria ser corrigido nelas?
Sobre a conversão de tga para huffyuv, vc não perde nenhuma qualidade se deixar o huff no modo RGB e perde um pouquinho se deixa em YUV (uma conversão de espaço de cor). Eu usaria mesmo RGB pq o Vegas trabalha nativamente em RGB e se vc usasse YUV acabaria causando duas conversões...
O melhor de tudo é vc ter dito q não há perda nenhuma de qualidade quando se passa as TGAs para huffyuv. Eu só não sei se o huffyuv esta em RGB, pq desde q instalei ele aqui nunca mexi na sua configuração. Veja na screenshot se a configuração esta correta.
Enqto vc ta fazendo as edições aí eu to escrevendo um guia para o CCE, que já vai servir pra vc fazer o encode pro DVD
Esse é o cara viu!!!!
. Então manda vê ae nos tutos q eu vou detonar aqui na captura das screenshots.
Viu, só pra constar:
Vc tbm poderia pensar em fazer seu projeto em PAL 25/50fps, que tem mais resolucao e um pouco menos de fps, precisava fazer mais testes...
Hummm... mais ae já não seria mais capturado em 60fps, correto? Acredito q teria q ser capturado a 50fps, isso? Porque PAL tem mais resolução q NTSC? Eu pensava q NTSC fosse muito superior.
ABRACAO IRMAOZAO!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #16 :
14. Setembro 2005, 06:07:00 »
Apaguei um post pq tava duplo...
Vo te explicar agora o lance dos entrelaçados/progressivos da vida
Imagina que você capturou seu vídeo em 60fps, fez a edição e tudo mais. Agora você vai exportar para algum outro formato. Primeiro vc decido exportar em 30fps progressivos. Para isso o programa nada mais faz que simplesmente descartar cada segundo frame. Até aí, tudo bem, né?
Depois vc decide exportar em 60fps entrelaçados (tbm chamado de 30i ou 29.970i). Para isso o programa pega cada um dos 60 frames por segundo, e separa cada frame em suas linhas de imagem pares e ímpares, os chamados fields. Daí ele descarta alternadamente um dos fields para cada frame, uma vez ímpar, depois par. Quer dizer, de cada frame sobra apenas a metade das linhas (metade da informação). Depois o programa junta os fields de cada dois frames, tipo as linhas ímpares (upper field) do frame 1 com as linhas pares (lower field) do frame 2, etc.
Assim você obtém novamente um vídeo de 30fps (por isso o mesmo peso), só que dessa vez entrelaçado. Na hora da reprodução os fields são novamente separados e mostrados com 60fps.
Sacou? No entrelaçado vc tem o dobro dos quadros por segundo, porém só com a metade das linhas, por isso o peso é o mesmo. Sacrifica-se a metade da resolução vertical para o dobro de quadros por segundo.
Sim, o seu huffyuv deve estar configurado corretamente, o VDub tem saída em RGB, então o huff não está fazendo nenhuma conversão de espaço de cor.
As screens estão muito boas sim. Você ta usando anti-aliasing 2x, né?
Reponder
Eu pensava q NTSC fosse muito superior
Não. A quantia de informações que ambos transportam é a mesma.
NTSC: 720x480 @ 29.970fps
PAL: 720x576 @ 25fps
E na parte de transmissão analógica o NTSC é nítidamente inferior (Never The Same Color, ou Never Tested Since Christ). Isso era bem perceptível no VHS (aquelas cores cintilantes), no DVD não importa mais.
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #17 :
14. Setembro 2005, 07:32:53 »
Fiz uns testes de performance para ver qual a máxima resolução que meu computador aguenta com XviD a 60fps.
Escolhí como métrica (para poder prever se determinada resolução com tal fps é alta d+) o número de pixels por segundo do vídeo (altura x largura x fps).
Deu o seguinte: no meu micro, um Athlon XP rodando a 2Ghz reais, e usando ffdshow como decoder (que é mais rápido que o que vem com o XviD)
- 1280x720@30fps (27 milhões de pixels por segundo): roda
- 1280x720@60fps (55 milhões de pixels por segundo): não roda nem a pau.
experimetei então com resoluções menores:
- 1024x576@60fps (35 milhões de pix/s): Não roda
- 960x540@60fps (31 milhões de pix/s): Quase roda
- 896x504@60fps (27 milhões de pix/s): Roda perfeitamente, inclusive com trilha de som.
Parece então que no meu micro tenho que ficar abaixo de 30 milhões de pixels por segundo. Você Vecchi que tem um micro mais poderoso provávelmente pode usar resoluções mais altas sem problemas, mas acho que é uma boa idéia não abusar, para que pessoas com micros menos possantes possam ainda ver o vídeo.
Eu ainda gostei muito da qualidade do vídeo a 896x504@60fps. A 1280x960@30fps fica super nítido, porêm sinto falta de fluidêz...
Talvez você decida usar como resolução média 800x450@60fps (21 milhões de pix/s) para facilitar pra mais gente.
Resumindo, as 3 versões do vídeo que você fará serão:
1) baixa resolução: DVD, NTSC 29.970i (qualquer micro de 600Mhz decodifica DVD)
2) resolução média: XviD, 800x450@60fps ou 896x504@60fps
3) resolução alta: Aqui to em dúvida, pq acho que nem vc com seu Athlon 64 consegue reproduzir XviD a 1280x720@60fps, consegue? E não sei se colocaria em 30fps apenas...
O Forever 1 e 2 tem quantos minutos? Você vai colocar eles no DVD como AVI ou vai autora-los como DVD mesmo? Ainda tem os arquivos para fazer versão alta resolução?
Eu tava calculando aqui e ví que com as bitrates de 9Mbps que usaremos você tem cerca de 60 minutos de espaço num DVD single layer.
Sobre som 5.1:
Claro que você pode fazer isso, mas você terá trabalho, to avisando. Vo investigar mais detalhadamente o que você pode fazer...
Uma coisa que não é muito complicada é você deixar a trilha sonora nos dois canais frontais, e colocar os efeitos sonoros no center, nos rears e no sub.
Aqui pode ter alguns guias que possam interessar:
http://forum.doom9.org/showthread.php?t=83752
E sobre o encode de AC3 (Dolby Digital):
http://forum.doom9.org/showthread.php?t=56020
Mas com isso eu tbm posso dar um help
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #18 :
14. Setembro 2005, 16:58:58 »
euehuehueheuhuahuh.... meu Deus do Céu Seba!!! Haja conhecimento e competência hein? O que seria dos Forevers se eu não tivesse conhecido vcs e a VAI Digital. Sem palavras!
Bem, vamos então aos comentários....
Vo te explicar agora o lance dos entrelaçados/progressivos da vida
Imagina que você capturou seu vídeo em 60fps, fez a edição e tudo mais. Agora você vai exportar para algum outro formato. Primeiro vc decido exportar em 30fps progressivos. Para isso o programa nada mais faz que simplesmente descartar cada segundo frame. Até aí, tudo bem, né?
Depois vc decide exportar em 60fps entrelaçados (tbm chamado de 30i ou 29.970i). Para isso o programa pega cada um dos 60 frames por segundo, e separa cada frame em suas linhas de imagem pares e ímpares, os chamados fields. Daí ele descarta alternadamente um dos fields para cada frame, uma vez ímpar, depois par. Quer dizer, de cada frame sobra apenas a metade das linhas (metade da informação). Depois o programa junta os fields de cada dois frames, tipo as linhas ímpares (upper field) do frame 1 com as linhas pares (lower field) do frame 2, etc.
Assim você obtém novamente um vídeo de 30fps (por isso o mesmo peso), só que dessa vez entrelaçado. Na hora da reprodução os fields são novamente separados e mostrados com 60fps.
Sacou? No entrelaçado vc tem o dobro dos quadros por segundo, porém só com a metade das linhas, por isso o peso é o mesmo. Sacrifica-se a metade da resolução vertical para o dobro de quadros por segundo.
Agora entendi. Valeu pela bela explicação
Sim, o seu huffyuv deve estar configurado corretamente, o VDub tem saída em RGB, então o huff não está fazendo nenhuma conversão de espaço de cor.
As screens estão muito boas sim. Você ta usando anti-aliasing 2x, né?
Então vou continuar usando o huffy afim de economizar espaço visto q não estou perdendo qualidade. E no caso do Antialiasing e Anisotropic, ambos estão em 8x. Se tiver algo mais para ativar na VGA por favor me indique pq eu não sei
.
Fiz uns testes de performance para ver qual a máxima resolução que meu computador aguenta com XviD a 60fps.
Escolhí como métrica (para poder prever se determinada resolução com tal fps é alta d+) o número de pixels por segundo do vídeo (altura x largura x fps).
Deu o seguinte: no meu micro, um Athlon XP rodando a 2Ghz reais, e usando ffdshow como decoder (que é mais rápido que o que vem com o XviD)
- 1280x720@30fps (27 milhões de pixels por segundo): roda
- 1280x720@60fps (55 milhões de pixels por segundo): não roda nem a pau.
experimetei então com resoluções menores:
- 1024x576@60fps (35 milhões de pix/s): Não roda
- 960x540@60fps (31 milhões de pix/s): Quase roda
- 896x504@60fps (27 milhões de pix/s): Roda perfeitamente, inclusive com trilha de som.
Parece então que no meu micro tenho que ficar abaixo de 30 milhões de pixels por segundo. Você Vecchi que tem um micro mais poderoso provávelmente pode usar resoluções mais altas sem problemas, mas acho que é uma boa idéia não abusar, para que pessoas com micros menos possantes possam ainda ver o vídeo.
Eu ainda gostei muito da qualidade do vídeo a 896x504@60fps. A 1280x960@30fps fica super nítido, porêm sinto falta de fluidêz...
Talvez você decida usar como resolução média 800x450@60fps (21 milhões de pix/s) para facilitar pra mais gente.
Resumindo, as 3 versões do vídeo que você fará serão:
1) baixa resolução: DVD, NTSC 29.970i (qualquer micro de 600Mhz decodifica DVD)
2) resolução média: XviD, 800x450@60fps ou 896x504@60fps
3) resolução alta: Aqui to em dúvida, pq acho que nem vc com seu Athlon 64 consegue reproduzir XviD a 1280x720@60fps, consegue? E não sei se colocaria em 30fps apenas...
Pois é Seba, eu também sempre tive essa preocupação de criar uma versão o mais compatível possível sem sacrificar a qualidade. Uma coisa é certa: Depois da movimentação que estou vendo em 60fps não da mais pra abrir mão não
. No caso acho que as versões ideais para Internet poderiam ser:
1) resolução baixa: 640x360@60fps
2) resolução média: 800x450@60fps
3) resolução alta: 1024x576@60fps
Agora, claro q as versões de altíssima qualidade serão criadas (por exemplo1280x720@60fps) tanto em DVD quanto em HDTV. Só q essas versões só saíram pra DVD que inclusive faço questão de enviar para você e Rash q estão sendo as peças principais para a realização desse projeto.
ahhhh.... sobre o meu PC reproduzir 1280x720@60fps, ele reproduz sim. Mais da umas pequenas travadinhas
. Você pode não acreditar, mais eu fiz esse upgrade no meu pc justamente para a criação do Forever3 :p . E o outro PC foi pro meu filhão
O Forever 1 e 2 tem quantos minutos? Você vai colocar eles no DVD como AVI ou vai autora-los como DVD mesmo? Ainda tem os arquivos para fazer versão alta resolução?
Eu tava calculando aqui e ví que com as bitrates de 9Mbps que usaremos você tem cerca de 60 minutos de espaço num DVD single layer.
Bem, o Forver1: 11:01, Forever2: 15:00 e o Forever3: 7:09 (aproximadamente). Do Forever1 eu não tenho mais os arquivos originais
. Mais do Forever2 eu tenho aqui ele originalíssimo todinho em um único arquivo de 22GB em huffyuv
. E o melhor de tudo é q esse já é a versão Gold Edition q nem foi pra net ainda ehehehehe.... A versão Gold Edition sofreu umas pequenas correções de sincronização e outras melhorias.
Seba, o q é um DVD Single Layer???
Sobre som 5.1:
Claro que você pode fazer isso, mas você terá trabalho, to avisando. Vo investigar mais detalhadamente o que você pode fazer...
Uma coisa que não é muito complicada é você deixar a trilha sonora nos dois canais frontais, e colocar os efeitos sonoros no center, nos rears e no sub.
Aqui pode ter alguns guias que possam interessar:
http://forum.doom9.org/showthread.php?t=83752
E sobre o encode de AC3 (Dolby Digital):
http://forum.doom9.org/showthread.php?t=56020
Mas com isso eu tbm posso dar um help
Olha, como bem disse o Rash, “Se fosse possível exportar o stream 5.1 do Q3 então meu coração pararia”. Pois é, ta ae mais um super desafio. Quanto ao trabalho que for dar não tem problema não. Mais pra isso é necessário q vcs me encaminhem pq não entendo nada
. E sobre esse AC3 (Dolby Digital), É melhor q o 5.1? Bem, seja lá qual for o formato de som escolhido, tenho certeza que vcs irão escolher o ideal.
SUPER ABRACAO IRMAOZAO!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #19 :
14. Setembro 2005, 17:43:19 »
Agora, claro q as versões de altíssima qualidade serão criadas (por exemplo 1280x720@60fps) tanto em DVD quanto em HDTV.
Vc nao está confundindo um pouco?
1280x720
É
HDTV e
DVD NTSC é
sempre
720x480
O que eu tava dizendo é que no DVD que vc criará terá tanto a versao DVD (que toca num player qq com menus e tudo), e como ainda vai ter espaco sobtrando, colocar os AVIs em alta resolucao como arquivo no disco, para poder ser reproduzido em computador.
Daí, pela resolucao do DVD já ser baixa e pelo formato do DVD ser leve (MPEG-2 @ 30i) e até os mais fracos dos micros conseguirem reproduzir, ao meu ver nem compensa colocar a versao 640x360 do movie.
DVD single layer é o de camada única, que comporta cerca de 4480MB. O dual layer comporta quase o dobro, porém, as mídias sao muito caras, fora que vc nem conseguirá encher o disco com tao pouco tempo de vídeo...
5.1 quer dizer que vc tem 5 caixas + um subwoofer. AC3 é o nome do formato do Dolby Digital, o formato surround mais comum no DVD.
Sobre como criar trilha de som surround no vegas, vc vai ter que aprender, eu só posso dar uns help com conhecimento teórico e idéias...
Reponder
meu Deus do Céu Seba!!! Haja conhecimento e competência hein? O que seria dos Forevers se eu não tivesse conhecido vcs e a VAI Digital. Sem palavras!
hehe, embora me custou bastante tempo ver tudo isso to fazendo pq eu mesmo quero aprender, daí projetos como os seus sao motivacao, e como nao custa nada dar o help pra mais alguem...
Meu photoblog
Páginas:
[
1
]
2
3
4
5
6
Ir para: