Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registe-se
.
Perdeu o seu
email de activação?
08. Setembro 2010, 02:39:58
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:
Pesquisa avançada
Bem vindo ao forum do vaidigital!
Para poder postar mensagens você deverá se registrar e/ou fazer o login.
13157
Mensagens em
1959
Tópicos por
860
Membros
Membro Mais Recente:
carloshs11
vaidigital.com.br : forum
Multimídia
Edição de Vídeo
Forever3 - Dúvidas, Críticas e Sugestões!
Páginas:
1
[
2
]
3
4
5
6
Autor
Tópico: Forever3 - Dúvidas, Críticas e Sugestões! (Lida 13531 vezes)
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #20 :
14. Setembro 2005, 20:38:31 »
Citação de: sknop
Vc nao está confundindo um pouco?
1280x720 É HDTV e
DVD NTSC é sempre 720x480
O que eu tava dizendo é que no DVD que vc criará terá tanto a versao DVD (que toca num player qq com menus e tudo), e como ainda vai ter espaco sobtrando, colocar os AVIs em alta resolucao como arquivo no disco, para poder ser reproduzido em computador.
Daí, pela resolucao do DVD já ser baixa e pelo formato do DVD ser leve (MPEG-2 @ 30i) e até os mais fracos dos micros conseguirem reproduzir, ao meu ver nem compensa colocar a versao 640x360 do movie.
DVD single layer é o de camada única, que comporta cerca de 4480MB. O dual layer comporta quase o dobro, porém, as mídias sao muito caras, fora que vc nem conseguirá encher o disco com tao pouco tempo de vídeo...
5.1 quer dizer que vc tem 5 caixas + um subwoofer. AC3 é o nome do formato do Dolby Digital, o formato surround mais comum no DVD.
Sobre como criar trilha de som surround no vegas, vc vai ter que aprender, eu só posso dar uns help com conhecimento teórico e idéias...
hehe, embora me custou bastante tempo ver tudo isso to fazendo pq eu mesmo quero aprender, daí projetos como os seus sao motivacao, e como nao custa nada dar o help pra mais alguem...
Hehehehe... eu sempre me confundo
. Mais agora ficou claro.
Certo. Então as versões ideais para a net seriam:
1) resolução baixa: DVD, NTSC 29.970i
2) resolução média: 800x450@60fps
3) resolução alta: 1024x576@60fps
É que eu pensei q a 640x360@60fps fosse melhor em qualidade do que a DVD, NTSC 29.970i.
Eu pra ser sincero nem conhecia DVD dual layer
. Mais agora blz!
Pois é Seba, a trilha surround com certeza então será criada com os seus helps mesmo. Digo isso pq por mais q eu aprenda vc sempre estará a frente de meus modestos conhecimentos. Por isso conto com vcs e muito na super produção desse último movie da série!
Por isso eu lhe agradeço e muito pelo tempo tirado para esse projeto. Todos nós sabemos de como o tempo hj em dia é escasso e precioso. Mais nada melhor do q as vezes fugir um pouco da rotina né? E não tenha dúvida q esse tópico será referencia para todos aqueles que quiserem se aventurar nesse universo maravilhoso da edição de vídeos.
SUPER ABRACAO IRMAOZAO!!!
FOREVER 2
|
MEGA-TUTORIAL: How to make a top movie
|
The Machine
Current Project
:
FOREVER 3 "Final Encounter"
Rash
Moderador Global
Lenda viva
High Definition freak
«
Responder #21 :
15. Setembro 2005, 00:33:52 »
Aff, o papo de vocês está a anos luz do meu conhecimento, portanto eu nem vou me meter.
Só queria fazer uns comentários. Eu vi o demo de ambos. No DVD do Seba eu também notei a maior fluidez do entrelaçado, mas aqueles aliasing me irritam. Então eu prefiro o Progressivo mesmo (que sem comparar com o entrelaçado lado a lado parecerá fluido o suficiente). Já no Aspect, eu prefiro também o 4:3 porque nesse caso a fonte é 4:3. Seba, você tem certeza que o UT não tem resoluções wide? Aqui na minha placa de vídeo eu posso escolher resoluções padrão HDTV (720 ou 1080) no desktop e nos jogos.
Diego, eu vi também o seu teste a 60fps. Bem, aqui em casa não houve perda de nenhum frame (e um pouco de desvio, o que é ruim) no VMR9. Já no overlay foi perfeito (sem dropped frames e sem deviation). Eu acredito que a galera use mais Overlay por aí mesmo, de qualquer maneira, 1280x720 é um pouco pesado para 60fps.
Principalmente porque você vai ter que chutar o bitrate do XviD bem mais alto do que você usou para esses demos. A imagem do 1280x720 estava comprimida demais (blocos demais, problema que é resolvido apenas no bitrate). E a do 800x450 estava um pouco comprimida demais para o
meu
gosto (outras pessoas podem ter diferentes opiniões).
Eu vi que você usou mais ou menos 3400kbps para o de 800x450 (reportado pelo ffdshow). Aqui eu chutaria uns 5000 ou 6000 kbps. O de 1280x720 você usou cerca de 4400kbps, eu chutaria entre 9000 e 10000kbps. Só um toque, lembre-se que o XviD está encodando 60 frames por segundo, apesar de muitos desses frames serem B-Frames, eles ainda precisam de uma certa quantidade de bits para eles, principalmente nessa movimentação frenética do jogo. Então a 60fps não tem como o arquivo de video ficar com um tamanho pequeno.
E mais um detalhe, MUITO OBRIGADO POR TER USADO A DARK CHEST OF WONDERS DO NIGHWISH NA TRILHA! Agora sim que eu não agüento mais esperar.
Bem, siga as super dicas do Sebastian que o seu vídeo vai ficar show!
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #22 :
15. Setembro 2005, 07:31:10 »
Citação de: Rash
No DVD do Seba eu também notei a maior fluidez do entrelaçado, mas aqueles aliasing me irritam. Então eu prefiro o Progressivo mesmo (que sem comparar com o entrelaçado lado a lado parecerá fluido o suficiente).
Por isso eu ainda to em dúvida se não seria uma boa idéia fazer o projeto em PAL 25i, pois tendo a maior resolução vertical o aliasing é menos perceptível e 50fps entrelaçados ainda é bastante bom, fora que o vídeo fica menos pesado para as versões de alta resolução:
1280x720@50fps: 46 milhões de pix/s
1024x576@50fps: 29,5 mpix/s
960x540@50fps: 26 mpix/s
896x504@50fps: 22,5 mpix/s
800x450@50fps: 18 mpix/s
Acho que ainda vou fazer um teste pra versão DVD em PAL 50fps pra ver como fica...
Reponder
Então eu prefiro o Progressivo mesmo (que sem comparar com o entrelaçado lado a lado parecerá fluido o suficiente)
Eu já não achei suficiente, especialmente em cenas mais movimentadas do que essas do teste.
Vecchi, claro que vc pode criar 4 versões: as 3 versões para net + a para DVD... É só a questão de quanto tempo vc quer investir.
::
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #23 :
15. Setembro 2005, 08:16:22 »
Viu, sem querer ser chato, mas a versão PAL 16:9 50fps entrelaçados foi de longe a que mais gostei das versões DVD
Putz, é incrívelmente mais nítida que a NTSC 16:9 60fps entrelaçados enquanto a diferença de fluidêz é mínima.
Se vc fizer em PAL, note que terá que fazer tudo em 50fps (entrelaçado ou não), pq 25fps é definitivamente muito pouco
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #24 :
15. Setembro 2005, 09:05:27 »
Carvalho!!!
Rash, you're da man!
Eu tava com o MediaPlayerClassic configurado em VMR9, por isso essa tosquera de reprodução. Colocando em Overlay conseguí reproduzir na boa XviD em 1280x720@50fps
Maravilhoso!! O uso de CPU fica entre 50 e 99%, ideal.
Vecchi meu fii, eu te recomendo:
Faça o projeto em PAL 50fps
Se descordar eu te esmago com argumentos
Como versões do vídeo eu recomendo:
- Resolução alta: 1280x720@50fps XviD
- Resolução média: 1024x576@50fps XviD
- Resolução baixa: 800x450 ou 640x360, vc escolhe.
- DVD (Widescreen, 50fps entrelaçados)
EDIT: O que o Rash falou sobre bitrate está certo, vai ter que ser bem mais alta do que o teste que vc fez. Eu acredito que vc fez baixa assim pro arquivo não ficar muito grande, né?
O arquivo que codifiquei com XviD em 1280x720@50fps eu coloquei em quantizer 3 (B-frames em 4) e deu em torno de 9Mbps, com a qualidade muito boa. É engraçado notar que a versão DVD, mesmo tendo bitrate não muito menor não pode nem se comparar com XviD...
EDIT2: Uma perguntinha, uma vez que o DVD estiver pronto, onde é que vc vai deixa-lo para ser baixado? 4GB não é pouca coisa não... vc poderia pensar em algo tipo bittorrent ou emule para a distribuição...
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #25 :
15. Setembro 2005, 22:55:57 »
Aff, o papo de vocês está a anos luz do meu conhecimento, portanto eu nem vou me meter.
Nada disso Rash. Quem não entende nada aqui sou eu ehehehehe.... :p , Tipow, suas opiniões, dicas e ajuda, são fundamentais tambem para que possamos conseguir realizar um belíssimo trabalho.
Só queria fazer uns comentários. Eu vi o demo de ambos. No DVD do Seba eu também notei a maior fluidez do entrelaçado, mas aqueles aliasing me irritam. Então eu prefiro o Progressivo mesmo (que sem comparar com o entrelaçado lado a lado parecerá fluido o suficiente). Já no Aspect, eu prefiro também o 4:3 porque nesse caso a fonte é 4:3. Seba, você tem certeza que o UT não tem resoluções wide? Aqui na minha placa de vídeo eu posso escolher resoluções padrão HDTV (720 ou 1080) no desktop e nos jogos.
Diego, eu vi também o seu teste a 60fps. Bem, aqui em casa não houve perda de nenhum frame (e um pouco de desvio, o que é ruim) no VMR9. Já no overlay foi perfeito (sem dropped frames e sem deviation). Eu acredito que a galera use mais Overlay por aí mesmo, de qualquer maneira, 1280x720 é um pouco pesado para 60fps. Principalmente porque você vai ter que chutar o bitrate do XviD bem mais alto do que você usou para esses demos. A imagem do 1280x720 estava comprimida demais (blocos demais, problema que é resolvido apenas no bitrate). E a do 800x450 estava um pouco comprimida demais para o meu gosto (outras pessoas podem ter diferentes opiniões).
Eu vi que você usou mais ou menos 3400kbps para o de 800x450 (reportado pelo ffdshow). Aqui eu chutaria uns 5000 ou 6000 kbps. O de 1280x720 você usou cerca de 4400kbps, eu chutaria entre 9000 e 10000kbps. Só um toque, lembre-se que o XviD está encodando 60 frames por segundo, apesar de muitos desses frames serem B-Frames, eles ainda precisam de uma certa quantidade de bits para eles, principalmente nessa movimentação frenética do jogo. Então a 60fps não tem como o arquivo de video ficar com um tamanho pequeno.
Nesse teste q fiz em xvid eu usei tudo default e foi em single pass. A única coisa q setei foi 4000kbps tanto para 800x450 quanto para 1280x720. Eu não configurei o xvid como deveria pq era um teste apenas para ver a fluidez da movimentação em 60fps.
E mais um detalhe, MUITO OBRIGADO POR TER USADO A DARK CHEST OF WONDERS DO NIGHWISH NA TRILHA! Agora sim que eu não agüento mais esperar.
Bem, siga as super dicas do Sebastian que o seu vídeo vai ficar show!
Mais danado vc hein? Opa, eu não conhecia essa musica ae do Nightwish não. Fiz questão de baixar ela aqui e por incrível q pareça é parecida de mais com a q vou usar aqui
. Como ainda é segredo de fábrica hehehehehe... eu mandei uma MP pra vc e pro Seba falando qual o nome das musicas que vou usar no movie.
E nem vem q só o Seba vai dar a dicas e talz. Você também ta intimado a depor aqui no fórum
Por isso eu ainda to em dúvida se não seria uma boa idéia fazer o projeto em PAL 25i, pois tendo a maior resolução vertical o aliasing é menos perceptível e 50fps entrelaçados ainda é bastante bom, fora que o vídeo fica menos pesado para as versões de alta resolução:
1280x720@50fps: 46 milhões de pix/s
1024x576@50fps: 29,5 mpix/s
960x540@50fps: 26 mpix/s
896x504@50fps: 22,5 mpix/s
800x450@50fps: 18 mpix/s
Acho que ainda vou fazer um teste pra versão DVD em PAL 50fps pra ver como fica...
Eu já não achei suficiente, especialmente em cenas mais movimentadas do que essas do teste.
Vecchi, claro que vc pode criar 4 versões: as 3 versões para net + a para DVD... É só a questão de quanto tempo vc quer investir.
OK. Então faremos 4 versões conforme vc disse. Quanto ao tempo q isso ira custar nem se preocupe pq eu deixo o PC fazendo as versões e vou trabalhar
Viu, sem querer ser chato, mas a versão PAL 16:9 50fps entrelaçados foi de longe a que mais gostei das versões DVD
Putz, é incrívelmente mais nítida que a NTSC 16:9 60fps entrelaçados enquanto a diferença de fluidêz é mínima.
Se vc fizer em PAL, note que terá que fazer tudo em 50fps (entrelaçado ou não), pq 25fps é definitivamente muito pouco
Hum... então Seba, no caso toda a captura das screenshots terá que ser em 50fps. Isso?
Carvalho!!! Rash, you're da man!
Eu tava com o MediaPlayerClassic configurado em VMR9, por isso essa tosquera de reprodução. Colocando em Overlay conseguí reproduzir na boa XviD em 1280x720@50fps Maravilhoso!! O uso de CPU fica entre 50 e 99%, ideal.
Vecchi meu fii, eu te recomendo:
Como versões do vídeo eu recomendo:
- Resolução alta: 1280x720@50fps XviD
- Resolução média: 1024x576@50fps XviD
- Resolução baixa: 800x450 ou 640x360, vc escolhe.
- DVD (Widescreen, 50fps entrelaçados)
aheuheuehuehuehuha... Eu descordar de vc!!!! Noops
O que vc disser ta dito. Isso pq todos nós estamos procurando uma só coisa, “Alta Qualidade”. ahuehueheuhuha... não paro de rir com esse “esmago” huaueheuheuhua.... E tem mais, senti firmeza de + nessa sua afirmação. Se vc disse q o trem ta baum, então com certeza ta!!!
. Decidido!!! Essas ae de cima serão então as 4 versões do Forever3.
EDIT: O que o Rash falou sobre bitrate está certo, vai ter que ser bem mais alta do que o teste que vc fez. Eu acredito que vc fez baixa assim pro arquivo não ficar muito grande, né?
O arquivo que codifiquei com XviD em 1280x720@50fps eu coloquei em quantizer 3 (B-frames em 4) e deu em torno de 9Mbps, com a qualidade muito boa. É engraçado notar que a versão DVD, mesmo tendo bitrate não muito menor não pode nem se comparar com XviD...
Sim, como eu respondi ao Rash, eu usei tudo default setando apenas em 4000kbps apenas pra ver movimentação em 60fps. E também pra ficar um arquivo pequeno
EDIT2: Uma perguntinha, uma vez que o DVD estiver pronto, onde é que vc vai deixa-lo para ser baixado? 4GB não é pouca coisa não... vc poderia pensar em algo tipo bittorrent ou emule para a distribuição...
Pois é Seba, eu até o presente momento não tinha pensado em como disponibilizar a versão em DVD. Mais com certeza será deverá ser através do emule ou bitorrent mesmo. Já as versões em XviD estarão disponíveis pra download na filefront
ahhhhh.. apenas pra concluir sobre a movimentação a 50fps, fiz um novo teste agora a 50fps. Realmente a movimentação é tão quanto excelente a de 60fps. Aqui está o teste pra download:
http://dl6.rapidshare.de/files/5129721/102220106/50fps.zip
Mais uma coisa, lembra do Tricking it2? Pois é, será q o Jrb não usou algo parecido com esse seu raciocínio e conclusão não? Bem, seja como for as coisas estão encaminhando legal
ABRACAO IRMAOS!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
Rash
Moderador Global
Lenda viva
High Definition freak
«
Responder #26 :
16. Setembro 2005, 00:23:17 »
Não é todo DVD player de mesa (pelo menos no Brasil) que roda PAL.
Eu já mostrei o seu DVD de demos para mais 4 pessoas, e só aqui em casa eu consegui rodar os demos em PAL (viu, quem disse que tudo o que a Sony faz é porcaria?).
Citação de: Vecchi
Mais uma coisa, lembra do Tricking it2? Pois é, será q o Jrb não usou algo parecido com esse seu raciocínio e conclusão não? Bem, seja como for as coisas estão encaminhando legal
Olha, eu lembro que o que me marcou no TrickingIT 2 foi mais o bitrate do que o fps propriamente dito. Eu vou dar uma assistida no tIT2 de novo para ver se arranco a informação do bitrate dele.
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #27 :
16. Setembro 2005, 05:48:54 »
Não é todo DVD player de mesa (pelo menos no Brasil) que roda PAL. Sad Eu já mostrei o seu DVD de demos para mais 4 pessoas, e só aqui em casa eu consegui rodar os demos em PAL
No DVD player LG do meu avô aí no brasil rodou tudo perfeitamente
Os players mais novos já não vem todos com a função pra PAL? Tem certeza de que não era a TV que não suportava, em vez do player?
E se não rodar o DVD, em última instância sempre ainda há as versões em alta resolução, com qualidade muito melhor no disco como AVI XviD;)
De qq maneira eu fiquei espantado com a diferença de qualidade entre PAL e NTSC.
Reponder
viu, quem disse que tudo o que a Sony faz é porcaria?
ta bom, não tudo
então Seba, no caso toda a captura das screenshots terá que ser em 50fps. Isso?
Isso Vecchi!
PS: To tirando do ar o arquivo com aquele mini-DVD com diferentes versões do vídeo capturado do UT.
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #28 :
18. Setembro 2005, 02:09:42 »
Eu já mostrei o seu DVD de demos para mais 4 pessoas...
Que DVD de demos é esse? O Seba q criou? Tem pra download?
Olha, eu lembro que o que me marcou no TrickingIT 2 foi mais o bitrate do que o fps propriamente dito. Eu vou dar uma assistida no tIT2 de novo para ver se arranco a informação do bitrate dele.
É isso ae grande Rash, além de todas as dicas e sugestões q estão sendo passadas nada melhor do q tentar descobrir o q o Jrb da Shaolin Productions fez pra conseguir aquela maravilha no Tricking iT2
Isso Vecchi!
PS: To tirando do ar o arquivo com aquele mini-DVD com diferentes versões do vídeo capturado do UT.
Opa, então já tô começando a partir desse momento a captura das screenshots a
50fps
Seja o q Deus quiser
ABRACAO IRMAOS!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #29 :
19. Setembro 2005, 06:48:41 »
http://forum.vaidigital.com.br/viewtopic.php?p=8021#8021
Dei o disco de presente pro Rash no nosso encontro em SP, mas não, não tem ele pra download...
Isso, manda ver no projeto com 50fps e nos conte do progresso
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #30 :
19. Setembro 2005, 13:22:45 »
http://forum.vaidigital.com.br/viewtopic.php?p=8021#8021
Dei o disco de presente pro Rash no nosso encontro em SP, mas não, não tem ele pra download...
Isso, manda ver no projeto com 50fps e nos conte do progresso
Fala ae Sknoppppp... blz???
Opa, sobre o movie to pegando geral aqui hehehehe... Essa semana com certeza a bixo vai pegar na captura aqui.
SUPER ABRACAO IRMAOZAO!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #31 :
27. Setembro 2005, 02:55:53 »
Olá amigos, Saudações!
Bem, enquanto eu dava uma relaxada aqui na captura das screenshots resolvi dar uma olhada no Super Tutorial q a Tânia fez:
http://www.own-age.com/forum/thread.aspx?id=36181&page=1
Bem, tentei entender o lançe da captura das screenshots onde ela parece dizer q se vc quer um vídeo final a 30fps em HighQuality, o correto é capturar as screenshots a 300fps
. Ela explica melhor isso nessa seção:
http://www.own-age.com/forum/thread.aspx?id=16507&page=1
.
Pois bem, fiz um teste aqui capturando a 300fps e depois importei as TGAs seguindo basicamente esse tuto q o Seba nos mostrou:
http://www.animationsforvideo.com/html/imptsvvnew.htm
. Tânia também parece fazer o mesmo. Dae acelerei o video no máximo (300%) na opção velocity do Vegas e mandei salvar em XviD a 30fps. Conclusão, perde-se um tempo do K para capturar as screenshots a 300fps e no fim das contas a meu ver não mudou nada. A única coisa que vi foi q o vídeo ficou slowmotion
O que vcs achmam desse processo?
ABRACAO IRMÃOS!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
Malow
Membro
«
Responder #32 :
27. Setembro 2005, 03:00:14 »
300fps??????? isso parece um absurdo impossivel....
Administrador
Divindade
«
Responder #33 :
27. Setembro 2005, 10:09:49 »
Parece que vc ainda fez algo errado, pq não deveria resultar em slowmotion...
Mas vamos lá:
Filme real, seja filmado em película, seja câmera de vídeo, é o resultado da exposição de um sensor ou película por um tempo x à cena que você está gravando. Se durante este tempo houver movimento na cena isso se mostrará nos vários quadros capturados como um motion-blur, um borrão decorrente do movimento. No cinema, que tem apenas 24fps, isso é vantajoso, pois disfarça o baixo fps.
Qdo captura-se imagens movimentadas no computador, não há motion-blur algum, cada quadro é talhado de nítido. Desde que o fps seja alto isso não faz mal, alias, preserva mais detalhes.
Não há maneira atualmente de se criar verdadeiros motion-blurs com os nossos meios (só na animação 3D nos complexos processos de rendering que tem algo assim).
O processo descrito neste tutorial tenta imitar o motion blur combinando 10 quadros em apenas um (300 > 30 fps). Digo "tenta" pq nunca será a mesma coisa, com movimentação rápida vê-se que cada quadro é composto de várias capturas (como uma foto com múltipla exposição). Além disso vc óbviamente perde definição, a imagem é borrada bastante. A fluidêz não aumenta realmente, é só um truque para disfarçar a falta dela.
Eu prefiro um vídeo com alto fps, bem definido e sem motion blur doque um vídeo com baixo fps e motion blur. Eu diria que só vale a pena se vc por algum motivo tem que usar baixos fps.
Claro que vc pode capturar a 500fps pra fazer o vídeo com 50 com blend
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #34 :
28. Setembro 2005, 02:13:42 »
Parece que vc ainda fez algo errado, pq não deveria resultar em slowmotion...
Mas vamos lá:
Filme real, seja filmado em película, seja câmera de vídeo, é o resultado da exposição de um sensor ou película por um tempo x à cena que você está gravando. Se durante este tempo houver movimento na cena isso se mostrará nos vários quadros capturados como um motion-blur, um borrão decorrente do movimento. No cinema, que tem apenas 24fps, isso é vantajoso, pois disfarça o baixo fps.
Qdo captura-se imagens movimentadas no computador, não há motion-blur algum, cada quadro é talhado de nítido. Desde que o fps seja alto isso não faz mal, alias, preserva mais detalhes.
Não há maneira atualmente de se criar verdadeiros motion-blurs com os nossos meios (só na animação 3D nos complexos processos de rendering que tem algo assim).
O processo descrito neste tutorial tenta imitar o motion blur combinando 10 quadros em apenas um (300 > 30 fps). Digo "tenta" pq nunca será a mesma coisa, com movimentação rápida vê-se que cada quadro é composto de várias capturas (como uma foto com múltipla exposição). Além disso vc óbviamente perde definição, a imagem é borrada bastante. A fluidêz não aumenta realmente, é só um truque para disfarçar a falta dela.
Eu prefiro um vídeo com alto fps, bem definido e sem motion blur doque um vídeo com baixo fps e motion blur. Eu diria que só vale a pena se vc por algum motivo tem que usar baixos fps.
Claro que vc pode capturar a 500fps pra fazer o vídeo com 50 com blend
Hummmm....
Agora sim entendi. Tipow, eu também prefiro mil vezes videos altamente definifos do q videos borrados. Sei la, esse lance de borrar a imagem tira o q de mais agradável tem um video q eh sua qualidade de imagem.
Tipo, eu perguntei sobre esse tuto da Tânia, pq eu não entendia o pq dessa captura insana à 300fps. Mais agora saquei e nem vou fazer isso. Não mesmo pq pra capturar 5 segundos de video a 300fps gastou uma eternidade... dava pra ir tomar cafezinho no bar da esquina enquanto a captura era feita hehehe...
Imagina entao a 500fps
NEM MESMO!!!
Agora q isso ta esclarecido vou continuar aqui na batalha da captura...
Mais uma vez mmmuiiiiitooooo obrigado por mais esse esclarecimento grande Seba!
ABRACAO IRMAOZAO!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
Vecchi
Pró
The game of my Life!
Re: Forever3 - Dúvidas, Críticas e Sugestões!
«
Responder #35 :
12. Outubro 2005, 03:12:58 »
Saudações amigos!!!
Infelizmente comecei a enfrentar o maldito problema de falta de espaço no HD (olha que são 120GB disponíveis. Eu devia ter calculado antes se eu teria espaço suficiente para o projeto 50fps. Mal capturei 30% das jogadas e já ocupei mais de 50% do HD. Como já vi que vai ser impossível armazenar todos os AVI@50fps no HD resolvi vir aqui pedir mais uma vez a opinião de vcs para me ajudarem a decidir a voltar ao projeto 30fps. Devo eu prosseguir no projeto 50fps mesmo correndo um risco praticamente certo de não ter espaço para armazenar esses arquivos a 50fps? Ou devo voltar ao projeto 30fps?
Lembram q esse tópico teve seu inicio discutindo o problema dos soquinhos em movimentações slowmotion a 30fps? Pois é, já q ta difícil ou melhor, impossível continuar com o projeto a 50fps por causa da falta de espaço
botei as mangas de fora e realizei inúmeros testes. E para minha surpresa o problema dos soquinhos do slowmotion a 30fps foi resolvida. Tipo, capturei com timescale 0.5 a 30fps em cenas que vão usar slowmotion e depois no Vegas eu desligo o ressample e uso velocity 200% até chegar ao ponto que haverá slowmotion dae eu uso velocity 100%. Conclusão: A movimentação fica perfeita. Nada de soquinhos
.
Pois é, o que vcs acham?!?
SUPER ABRAÇÃO IRMÃOS!!!
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #36 :
12. Outubro 2005, 11:19:06 »
Vecchi, não vamos desistir do 50fps tão logo não
Atualmente vc ta capturando as imagens como bitmap ou .tga e depois converte-as no VDub (ajustando brilho, etc) para HuffYuv. Sendo um formato lossless o tamanho do AVI é gigante mesmo. Por isso eu recomendo estas duas alternativas:
- Em vez de salvar com o HuffYuv, salve em algum codec MJPEG (motion JPEG), dos quais há vários. A qualidade é configurável, e vc pode obter qualidade ainda ótima (se não indistinguível do original), mesmo sendo um codec lossy, num tamanho de arquivo bem menor.
- Em vez de converter as imagens capturadas para AVI no VDub, converta as para JPEG em alta qualidade com alguma ferramenta de conversão de lotes (batch). Depois vc pode importar a sequência como um clipe como descrito naquele link postado antes. Daí vc teria que fazer o ajuste de brilho e cor no Vegas mesmo. Alternativamente vc pode fazer a conversão em lote com o Photoshop, em qual vc pode definir inclusive os ajustes de cor.
Que tal?
Meu photoblog
Vecchi
Pró
The game of my Life!
«
Responder #37 :
12. Outubro 2005, 19:37:01 »
Citação de: sknop em 12. Outubro 2005, 11:19:06
Vecchi, não vamos desistir do 50fps tão logo não
Atualmente vc ta capturando as imagens como bitmap ou .tga e depois converte-as no VDub (ajustando brilho, etc) para HuffYuv. Sendo um formato lossless o tamanho do AVI é gigante mesmo. Por isso eu recomendo estas duas alternativas:
- Em vez de salvar com o HuffYuv, salve em algum codec MJPEG (motion JPEG), dos quais há vários. A qualidade é configurável, e vc pode obter qualidade ainda ótima (se não indistinguível do original), mesmo sendo um codec lossy, num tamanho de arquivo bem menor.
- Em vez de converter as imagens capturadas para AVI no VDub, converta as para JPEG em alta qualidade com alguma ferramenta de conversão de lotes (batch). Depois vc pode importar a sequência como um clipe como descrito naquele link postado antes. Daí vc teria que fazer o ajuste de brilho e cor no Vegas mesmo. Alternativamente vc pode fazer a conversão em lote com o Photoshop, em qual vc pode definir inclusive os ajustes de cor.
Que tal?
Graaaaaaannndeeeeeee Seba, blz???
Eita cabra da peste viu. Senti firmeza na defesa dos 50fps hauhahuehueh....
Sim! Esse o procedimento q uso na captura.
Bem, sobre a primeira opção de MJPEG eu prefiro descartar porque durante o processo de estudo e edição do Forever2 realizei inúmeros testes e confesso q não gostei do MJPEG. Realmente os arquivos criados a partir dele são bem menores, mais a qualidade nem se compara ao huffyuv (esse sim é o bixo
). Não me lembro muito bem, mais na época vários motivos me fez deixar de lado o uso do MJPEG.
No caso da segunda opção acho mais interessante e até tem uma ferramenta (
TGA
) que é usada para capturar as screenshots em alta qualidade no formato JPEG. Mais como nem tudo são rosas o TGA_Hook também fica devendo um pouco na questão qualidade se comparado ao huffyuv. E o pior de tudo é q ele não consegue rodar demos de todos os mods, ou seja, como os movies q faço são de demos provenientes dos mais diversos tipos de mods fica impossível usa-lo na sua totalidade.
Bem grande Seba, queria saber com toda sua experiência se realmente o que vc vê em 50fps em relação a 30fps é diferença de qualidade?! Ou é algo relacionado apenas a fluidez na movimentação dos personagens a 50fps?
SUPER ABRAÇÃO IRMÃOZÃO!!!
«
Última modificação: 12. Outubro 2005, 19:56:17 por Vecchi
»
FOREVER 2
|
|
The Machine
Current Project
:
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #38 :
13. Outubro 2005, 05:41:17 »
Cara, eu te garanto que se vc configurar o MJPEG corretamente vc nao conseguirá distingui-lo de um codec lossless.
Eu mesmo vou fazer testes pra te falar a melhor configuracao.
Tbm vou testar o MJPEG2000, mais eficiente ainda. Ele tem modos tanto lossless qto lossy (bem possível que no modo lossless ele ainda seja menor que o huffyuv):
http://www.morgan-multimedia.com/M-JPEG2000/
50fps ao meu ver traz muito mais fluidêz (e com isso nitidêz nos movimentos) que 30...
«
Última modificação: 13. Outubro 2005, 05:48:41 por sknop
»
Meu photoblog
sknop
Administrador
Divindade
«
Responder #39 :
13. Outubro 2005, 06:54:20 »
bang!
Testando com o Morgan MJPEG2000 versao 2.22 um arquivo que no huffyuv tinha 133MB foi pra 70MB, e isso no modo lossless!
Use a seguinte configuracao:
Irreversible, 4:4:4, lossless, e demais opcoes no default.
EDIT:
Pequeno problema: No modo irreversible o MJPEG2000 reduz a escala de luminancia do padrao do PC (0-255) para a escala de TV, mais estreita. Isso nao é grave, a imagem só perde contraste (e seria muito simples corrigir no Vegas) mas vou ver como se contorna isso. No modo reversible + lossless o problema nao aparece, mas aí o arquivo é até maior que o do huffyuv...
«
Última modificação: 13. Outubro 2005, 08:25:02 por sknop
»
Meu photoblog
Páginas:
1
[
2
]
3
4