Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.
Perdeu o seu email de activação?
09. Setembro 2010, 19:42:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Mudança de host concluída com sucesso!
>> Por favor vá nas opções do seu perfil e mude a configuração de língua de "brazilian" para a segunda opção "brazilian" <<
13161 Mensagens em 1962 Tópicos por 864 Membros
Membro Mais Recente: kiwi2013
* Home Ajuda Login Registre-se
+  vaidigital.com.br : forum
|-+  Multimídia
| |-+  Codificação, extração e (re)autoração de DVD's
| | |-+  Editando legendas em DVDs originais
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Editando legendas em DVDs originais  (Lida 7155 vezes)
Percebe
Veterano
*

« : 28. Abril 2006, 00:57:26 »

Alguém tem idéia de que programas possam ser usados pra editar legendas já existentes e substituir em DVDs originais? Não falei em criar, falei em pegar um stream existente e traduzi-lo. Se não me engano o devilcoelhodog fez isso com o filme A Hora do Espanto 2 / Fright Night 2.
Veterano
*

« Responder #1 : 03. Maio 2006, 06:59:31 »

Ninguém tem idéia?
Administrador
Divindade

« Responder #2 : 03. Maio 2006, 16:12:54 »

Bem, a maneira mais simples que consigo imaginar seria criando uma legenda .srt (texto) com o SubRip, traduzi-lo como quizer, e entao gerar um stream de legendas no DLP. O problema é que vc teria que reautorar o DVD inteiro no DLP, nao saberia como simplesmente subtituir o stream de legenda sem tocar no resto... Deve ser possível pelo IfoEdit junto com algum outro programa que consiga gerar streams de legendas a partir de .srt.

Se alguém souber tbm estou interessado.
Percebe
Veterano
*

« Responder #3 : 07. Maio 2006, 18:59:19 »

No DVD INFO disseram como fazer, depois eu tento aqui em casa:

==========================

Faço bastante isso, quando algum filme é lançado porcamente aqui tipo em tela cheia , som 2.0 ou nem sequer foi
lançado por aqui e coisa assim.

Faço assim resumidamente: copio ou descompacto (no caso de baixar da internet) o conteudo decriptado do dvd pro hd, ai quando tem logo do FBI, aqueles Warnings chatos e tal eu tiro tudo pelo DVD Remake, ele vai te gerar um novo conteudo a partir do original sem as coisas que vc resolveu tirar.

Depois tem que demuxar os vobs com o filme, entao abro o PgcDemux e nele o vts_01_0.ifo (exemplo) e faço ele soltar tudo, video, som e legendas. A seguir vc vai precisar achar uma legenda em portugues. Supondo que haja uma decente e sincronizada pro filme, temos que converter pro formato .sup do dvd e isso da pra fazer pelo Subtitle Creator.

Nele da pra ajustar a fonte e tudo que vc quiser, inclusive altura da legenda. Depois que a legenda ta certinha ta na hora de remuxar os vobs. Geralmente eu substituo uma legenda existente pela em portugues. Pra fazer isso uso o IfoEdit e la a opcao DVD Author. Ele vai remontar o vob com tudo e mais sua legenda.

Ai vai precisar ajustar o VTS Sector do .ifo desses vobs alterados e pra isso uso o IFOUpdade. Depois de ajustado, so abrir o dvd no PgcEdit, e incluir ou alterar o idioma da legenda, no caso em portugues, com a que vc trocou ou incluiu. Ai é so salvar e pronto.

É complicado pra kct vendo assim por cima, mas ja fiz tanto isso que virou ate automatico. Ontem mesmo fiz isso com um dvd. hehe E fica muito bom.

Um exemplo foi o Dumb & Dumber Unrated. Nao foi e nem vai ser lançado aqui, achei na internet o DVD integral, baixei, coloquei a legenda e gravei num DVD9. Ficou joia.
Administrador
Divindade

« Responder #4 : 08. Maio 2006, 16:40:49 »

Opa, valew pela dica!
Jucier Morrissey
Newbie
*

« Responder #5 : 26. Agosto 2007, 11:13:50 »

Alguém sabe qual é a extensão das legendas nos DVD's originais?
 E como Posso editá-las?
Administrador
Divindade

« Responder #6 : 04. Setembro 2007, 05:52:27 »

Olá!
As legendas no DVD não tem uma "extensão", pois não são um arquivo separado, mas estão multiplexadas dentro dos arquivos .vob junto do vídeo e das trilhas de áudio. Dá pra extrair essa legenda por exemplo com o DVD Decrypter, mas não da pra editar essas legendas diretamente, pois são imagens com 4 cores num formato para não conheço editor. Porém, da pra processa-las com o VobSub, convertendo-as em algum formato de texto, onde vc então poderá fazer alterações. Para re-inserir no DVD vc terá que reautora-lo, por exemplo com o DVD Lab Pro.
Joshua
Pró

« Responder #7 : 05. Setembro 2007, 09:55:27 »

...por exemplo com o DVD Lab Pro.

Aproveitando o momento  Very Happy , eu fiz uma leganda no Subtitle Workshop, e quando importei no DLP, ela ficou meio transparente, tanto em branco quanto em amarelo... Por q isso?
Trabalhar com vídeo é legal, pena que vicia.
sknop
Administrador
Divindade

« Responder #8 : 07. Setembro 2007, 05:14:49 »

Transparente?  Surprised
Eu não lembro de nenhum ajuste de transparência no DLP nem vejo no help  Confused
Joshua
Pró

« Responder #9 : 10. Setembro 2007, 09:54:21 »

Agora comprei + um rw, vou testar na tv para ver se o efeito continua lá.
Trabalhar com vídeo é legal, pena que vicia.
Tim Charlton
Semi-pró

« Responder #10 : 16. Janeiro 2008, 18:04:50 »

Tem um erro nessa explicação do colega, ou eu é que não entendi direito.

O Subtitles Creator não converte legendas SRT (ou qualquer outro formato, tipo SUB) pro formato SUP.

Ele converte a legenda em arquivos Bitmap de cada linha (onde você ajusta a qualidade do Bitmap (4, 8, 16 bits...), então cada linha pode ocupar em média 500 KB, se salva em bitmap. Talvez esses Bitmaps sejam necessários posteriormente, não sei.

O formato que ele converte é o SST, que parece que só serve pro Sonic Scenarist, que só Deus sabe como funciona (já olhei na Ajuda dele e não menciona nada de conversão de legendas).

Eu não conheço nenhum conversor de SRT pra SUP. O SUP é exigido pelo IfoEdit na hora de reautorar o DVD. Mas se você por exemplo renomear o SRT pra SUP, não vai funcionar.

Acho que a explicação aí de cima diz respeito a DVDs que já tenham legenda, pois eu testei com um DVD sem streams de legendas e o PGDDemux extraiu apenas um arquivo M2V e outro AC3 (claro).

E esse IFOUpdate já é mais um programa?

Acho que o interesse de muita gente é em inserir legenda onde não existe, e não apenas trocar a já existente. Lembrem-se que nem todos os DVDs importados vem com legendas. Já peguei DVD da Região 1 sem qualquer legenda pro filme (nem closed captions).

Mais um detalhe: O DVD Remake é o único "pago" da lista (pra quem for procurar cada um). O restante é de graça (freeware).
Semi-pró

« Responder #11 : 16. Janeiro 2008, 19:54:00 »

Epa, falha minha! Surprised

Correção: existe um programa chamado Subtitles Creator (com S no final) que dá pra enganar. Mas não é o citado. Very Happy

Encontrei o Subtitle Creator que salva sim em formato SUP. Vou realizar alguns testes pra ver se dá certo esse procedimento.

E tome de programa instalado, hein!

Esse é mais um:

http://www.videohelp.com/tools/Ifo_Update
Administrador
Divindade

« Responder #12 : 17. Janeiro 2008, 07:06:56 »

O Subtitle Workshop tbm não faz?
http://www.urusoft.net/products.php?cat=sw
Tim Charlton
Semi-pró

« Responder #13 : 17. Janeiro 2008, 20:37:45 »

Ahhhh, não tem condições não. Meu caso como eu já disse é de nova legenda, não de trocar uma legenda por outra.

E o Subtitle Workshop não serve pra esse trabalho. É o Subtitle Creator, que não tá gerando um DVD como eu queria, na questão das cores.

E o procedimento é muito mais complicado do que havia naquele quote lá do alto. Vejam o tutorial aqui (que já serve como base se alguém resolver traduzir ou fazer um guia melhorzinho do que esse, que tá muito mal explicado).

http://forum.videohelp.com/topic338721.html

Vou tentar pela última vez repetir o primeiro e o segundo método, mas se não der certo, vou desencanar de tentar. É isso e passar AVI pra DVD, ô troço chato!

E o pior nem é ficar tentando e matutar como funciona a parada, o pior é o tempo desgraçado que leva pra reautorar cada vez, e ver como fica o resultado final. Se fosse algo rápido, que levasse 1 minuto, ainda vai, mas leva uns 10 minutos cada vez e o HD só falta explodir de tanto que é exigido (deve dar CPU 100% nessas horas).

E a quantidade de programas aumentou em mais dois:

MuxMan
VobBlanker
Semi-pró

« Responder #14 : 17. Janeiro 2008, 22:03:11 »

É o seguinte:

Eu tentei dessa vez e mandei o Subtitle Creator reautorar o DVD (nem sabia que ele podia fazer isso, afinal a dica ali de cima dizia que era pra mandar outro programa fazer).

O problema é que aos 66% deu um erro lá, "Unable to stat "arquivo IFO original" e "não foi possível achar o arquivo VOB tal", sendo que após isso, o programa parou de funcionar (apesar de não ter dado operação ilegal).

Não entendi o porquê já que eu havia dado o caminho dos arquivos corretamente, talvez seja alguma coisa a mais que tenha de fazer com os IFOs originais? Whatever.

O DVD Lab Pro gerou, sim, uma nova autoração do DVD com as legendas!!!!! Ceará que o DVD Lab Pro já não é a solução definitiva pra quem quer colocar legendas? E tentar fazer um menu pra escolher áudio e legendas?

Agora dá pra fazer tudo isso sem reencode, ou alteração no original? Digo, manter a qualidade?

Acho que pra converter o DVD original em M2V e AC3 pro DVD Lab mexer deve ser necessário o programa VobEdit.

Só que eu só fiz isso até hoje pra DVD gravado da televisão, nunca tentei demuxar tudo de coisa original, ainda mais coisas originais que tenham várias legendas.

E quando você converte as VOBs em M2V e AC3 não está reencodando? Pelo tutorial em inglês lá do cara, não.
Newbie
*

« Responder #15 : 12. Junho 2009, 23:05:52 »

Alguém sabe como faço no Subtitles Creator v2.2
para que algumas linhas da legenda (sup)
fique na parte de cima do video?

tipo, quando aparece uma legenda ( fixa ) com
o nome do cantor, então a legenda da letra da musica
vai para a parte de cima do video, e depois
quando o nome desaparece, a legenda volta para a parte de baixo
Newbie
*

« Responder #16 : 12. Janeiro 2010, 12:26:13 »

É o seguinte:

Eu tentei dessa vez e mandei o Subtitle Creator reautorar o DVD (nem sabia que ele podia fazer isso, afinal a dica ali de cima dizia que era pra mandar outro programa fazer).

O problema é que aos 66% deu um erro lá, "Unable to stat "arquivo IFO original" e "não foi possível achar o arquivo VOB tal", sendo que após isso, o programa parou de funcionar (apesar de não ter dado operação ilegal).

Não entendi o porquê já que eu havia dado o caminho dos arquivos corretamente, talvez seja alguma coisa a mais que tenha de fazer com os IFOs originais? Whatever.

O DVD Lab Pro gerou, sim, uma nova autoração do DVD com as legendas!!!!! Ceará que o DVD Lab Pro já não é a solução definitiva pra quem quer colocar legendas? E tentar fazer um menu pra escolher áudio e legendas?

Agora dá pra fazer tudo isso sem reencode, ou alteração no original? Digo, manter a qualidade?

Acho que pra converter o DVD original em M2V e AC3 pro DVD Lab mexer deve ser necessário o programa VobEdit.

Só que eu só fiz isso até hoje pra DVD gravado da televisão, nunca tentei demuxar tudo de coisa original, ainda mais coisas originais que tenham várias legendas.

E quando você converte as VOBs em M2V e AC3 não está reencodando? Pelo tutorial em inglês lá do cara, não.

O DVDLab Pro faz tudo reautorando o dvd original apos DVDDecrypt ou DVDShrink - Passo o DVD5 original para HD com o Decrypt. Se tem alguma legenda em ingles, frances, algo não muito complicado para traduzir. Quando acho a mesma na NET em portugues, uso uma das originais para ter o sincronismo no dvd. (mexer no ifoedit /ifoupdate mas fica mais complicado). Indico no Decrypt para demultiplexar tudo-filme principal e menus. (uso só alguns itens gerados-os SUB de legenda são inuteis e nao há descrição de seu formato na net). Indico ao Decrypt para gerar um txt com o ponto de cada capitulo para o formato DVDLab. Depois importo os vob(copio para outra area e renomeio  para mpg). Aí é só montar o filme, menus, nova legenda etc (há muitos tutoriais na net e foi por eles que aprendi). O DVDLab converte automaticamente demultiplexando. Para manter os menus originais, ver em qual vob estão-normalmente VTS_XX_0.VOB (XX=01,02,03...). Meio chatinho para recriar no DVDLab-tem no help, em ingles né). Ai mando gerar o DVD e dai é só testar. Se tudo ok gravo com o Nero. Só filmes muito importantes gravo em DVD9-Com o shrink dá para ter em DVD5 sem perder muito da qualidade. Qualquer coisa é só me adicionar no MSN (acho que o meu email aparece aqui).
Ir para: